- Área: 138 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pretendeu-se devolver o edifício à cidade, com cariz contemporâneo, preservando o desenho original, mantendo ainda a con figuração da cobertura original de 3 águas.
Da combinação com os novos elementos surge um edifício renovado, inclusivo e identitário do lugar onde se insere, procurando a acuidade necessária para a nova proposta do volume que delimita o Largo da Paz.
O edifício que outrora, fora originalmente concebido para se destinar a um espaço de convívio, de um piso térreo em 1903, sofreu alteração em meados do mesmo século, com a adição de um piso.
É agora proposto a reformulação integral do espaço interior com a introdução de um 2º piso para albergar um quarto com uma vista privilegiada em direção ao Tejo.
A adição agora proposta de mais um piso habitável e com a renovação integral do interior do edifício, para albergar um programa habitação, distribui a área social no piso térreo e piso 1, e área privada no piso 2, sendo que neste último piso, existe a possibilidade de contemplar, através de um exíguo espaço exterior,o enquadramento afunilado da praça, e o rio Tejo, não tão distante.
As árvores que se encontram no Largo da Paz, poder-se-ão ver projetadas as suas sombras, sobre o volume branco que de finará, com mais dignidade, a harmonia e identidade daquele lugar.